SERVIÇOS DE ENGENHARIA REVERSA E DIGITALIZAÇÃO
Engenharia Reversa, Digitalização e Modelação 3D

Engenharia Reversa, Digitalização e Modelação 3D

Entenharia Reversa

Em uma indústria, muitas situações difíceis podem surgir, como a falta de um projeto para determinado equipamento ou uma peça de alguma máquina, por exemplo. É nesse sentido que a engenharia reversa se torna uma estratégia valiosa, pois com essa metodologia é possível recriar qualquer tipo de projeto, independentemente do tamanho ou complexidade.

Você sabia que, para alcançar esse objetivo, temos soluções inovadoras para engenharia reversa de peças?

Abaixo explicamos um pouco mais sobre os nossos serviços, quais são suas vantagens e os diferenciais que a Lasermec tem a oferecer para a sua empresa. Confira!

Engenharia Reversa
Engenharia Reversa - Medição tridimensional de componente eólico (Software Poliworks)
Medição tridimensional de componente eólico (Software Poliworks)
Engenharia Reversa - Medição tridimensional de componente eólico (Software Poliworks)
Engenharia reversa de componentes diversos

Antes de tudo, quem é a Lasermec e quais são os principais serviços?

Trata-se de uma especialista em desenvolver e oferecer serviços de engenharia e engenharia reversa e digitalização de peças. Já há 20 anos no mercado, a empresa conta com diversos serviços, todos com foco em precisão, confiabilidade e eficiência.

Hoje em dia, tem clientes dos mais diversos segmentos da indústria, incluindo o de açúcar e álcool, papel e celulose, manufatura industrial, naval, químico, de energia eólica, automobilístico e outros. Alguns dos serviços oferecidos são:

  • engenharia reversa (digitalização e modelação tridimensional);
  • alinhamento a laser de eixos rotativos dos equipamentos de grande porte;
  • nivelamento a laser de estruturas e componentes;
  • instalação precisa de máquinas industriais;
  • alinhamento e nivelamento de precisão;
  • medição tridimensional e GD&T.

O que é a engenharia reversa?

Na engenharia mecânica, a engenharia reversa é um conceito muito usado e se refere à análise de um produto quando não há documentos ou projetos originais disponíveis. Ou seja, é preciso fazer o processo ao contrário, desmontando algoritmo por algoritmo, parte por parte, até que seja possível identificar a origem do objeto, como ele foi confeccionado, os materiais e os métodos de fabricação e outros pontos.

A finalidade é, portanto, a reprodução de um produto existente, deixando-o o mais próximo possível do modelo original ou protótipo. Como não existem as instruções originais, o resultado pode ser um produto idêntico ao original, semelhante ou até melhor.

Assim, para que seja possível aplicar a engenharia reversa, é preciso que os seguintes problemas sejam constatados: reproduzir um produto existente, a ausência de projetos de equipamentos e de peças, o custo muito alto para comprar uma peça importada pronta e um elevado tempo de lead time, ou seja, de entrega da peça (o que também causa problemas com os clientes, pois, se as peças compradas demoram a chegar, o ciclo de produção se atrasa, bem como a entrega do produto ao consumidor, seja ele pessoa física ou jurídica).

Como funciona a engenharia reversa?

A primeira condição para aplicar o conceito é contar com equipamentos de medição e digitalização em três dimensões. Também é necessário lançar mão de softwares mais específicos para as operações.

Para compreender melhor, podemos dividir em cinco etapas o processo de engenharia reversa:

  • O planejamento das atividades

Antes de dar início às atividades, é preciso analisar a documentação e os dados existentes referentes ao produto ou equipamento, como: a origem, o funcionamento, como foi produzido, os materiais e os métodos de fabricação usados, o lugar de montagem, o equipamento a ser montado, os projetos similares.

  • A digitalização

Essa etapa consiste na captura de milhares de pontos sobre a superfície do objeto. Esses dados criaram uma nuvem de pontos onde terão, cada elemento, suas próprias coordenadas XYZ. Em alguns casos, são marcados também os vetores IJK.

  • A modelação 3D

Depois da digitalização, começa o processo de modelação e suas respectivas fases, que são: a triangulação da nuvem de pontos, a criação de superfície, a geração de recursos e a elaboração do modelo CAD.

  • As análises e as simulações

Essa é a fase em que se comparam os dados obtidos em campo com o modelo matemático criado a partir da nuvem de pontos. Com esse procedimento, é possível analisar se os desvios identificados estão dentro ou fora do nível de tolerância.

As análises e as simulações integram o processo de concepção de novos produtos e integram a engenharia reversa, já que por meio delas será possível definir com mais exatidão os processos e os materiais que serão usados para a produção do item que foi digitalizado.

  • O detalhamento 2D

Se for necessário, depois de ser aprovado o modelo CAD, efetua-se o detalhamento 2D. Isso significa que é feito um desenho técnico em duas dimensões do produto, baseando-se no modelo do CAD. A construção desse modelo ajuda no desenvolvimento, fabricação e inspeção do produto.

Como é a engenharia reversa na indústria?

Hoje em dia, os problemas na indústria que podem ser solucionados com a engenharia reversa são: a ausência de projetos e de desenhos das peças mecânicas; os gastos elevados com a aquisição de peças importadas; o tempo para entrega das peças importadas muito alto.

Além disso, também podem ser resolvidos os ajustes no processo de fabricação; o desenvolvimento de novos produtos; a correção e a melhoria das peças; a apresentação virtual de equipamentos e de peças, a reconstrução de peças danificadas e outros.

Uma empresa que presta um bom serviço de engenharia reversa permite a digitalização do produto real, a realização da modelação 3D e, se for preciso, ainda é possível desenvolver os desenhos técnicos 2D. Dessa forma, os clientes têm acesso a todas as informações necessárias sobre o produto ou a peça para solucionar quaisquer problemas.

Quais são os benefícios da metodologia de engenharia reversa?

Existem muitos benefícios gerados com nossa metodologia, como podemos constatar diante de tudo que vem sendo explicado. Vamos, nos tópicos a seguir, falar especificamente sobre três exemplos de benefícios:

Exemplo 1
Uma indústria precisa comprar componentes para as máquinas em outro país, ou seja, é preciso importar esses componentes, o que gera custos muito altos e um tempo de entrega muito longo. É possível, então, realizar o desenvolvimento do componente do projeto e, com ele, a fabricação pode ser efetivada em qualquer empresa localizada perto da própria planta de produção.

Certamente, os gastos da fabricação serão menores que aqueles com a importação e o período de espera também será menor, permitindo que as máquinas permaneçam menos tempo paradas.

Exemplo 2
A engenharia reversa também permite monitorar o processo de produção de peças e de componentes, comparando se aquilo que é fabricado está realmente conforme o projeto. Tudo é realizado com precisão e rapidez.

É possível retirar uma amostra da linha de produção e aplicar os alguns dos procedimentos de engenharia reversa sobre a amostra; depois se compara com o projeto e, caso necessário, podem ser realizados ajustes no processo e máquinas que podem corrigir os problemas de fabricação. Dessa forma, os gargalos são identificados logo no começo da produção, evitando retrabalhos do produto e refugos, o que ajuda a diminuir custos.

Exemplo 3
Para trabalhar no desenvolvimento de produtos novos ou otimizar a fabricação dos que já existem, é importante contar com modelos 3D, que são oferecidos por uma empresa de engenharia reversa. Esses modelos matemáticos permitem um dinamismo maior no processo de implementação de produtos.

Os engenheiros, munidos dos respectivos arquivos, têm condições de analisar se existem problemas de dimensão e de montagem dos componentes. Também é possível efetuar avaliações de qualquer tipo ou fazer simulações para somente depois dar a aprovação do projeto.

Equipamentos que utilizamos

Para garantir precisão nos resultados técnicos dos nossos serviços utilizamos os equipamentos e softwares mais precisos e inovadores do mercado, entre eles estão:

  • Braço de Medição Tridimensional Faro EDGE
  • Scanner Faro HDV6
  • Software Polyworks

Concluindo

A engenharia reversa é uma sofisticada tecnologia que ajuda a tornar a empresa mais eficaz. Essa metodologia é uma sofisticada estratégia que promove melhorias gerais na gestão industrial, agilizando o processo de produção e tornando a empresa mais competitiva.
Se interessou por essa tecnologia? Aproveite para contatar a empresa e obter mais detalhes sobre o assunto, nossa metodologia e equipamentos!

Este nosso serviço pode ajudar sua empresa? Solicite um orçamento!Fale conosco