MEDIÇÃO TRIDIMENSIONAL

Medição Tridimensional

Medição tridimensional

Em toda linha de produção, existe uma etapa que é fundamental para garantir os resultados esperados: o controle de qualidade. Entre os processos executados por essa área, está a medição das peças para avaliar o processo de fabricação — e se essa etapa está atendendo aos requisitos mínimos do projeto.

Você sabia que, para isso, existe a medição tridimensional?

Abaixo explicamos um pouco mais sobre os nossos serviços, quais são suas vantagens e os diferenciais que a Lasermec tem a oferecer para a sua empresa. Confira!

Antes de tudo, quem é a Lasermec e quais são os principais serviços?

Trata-se de uma especialista em desenvolver e oferecer serviços de engenharia e medição tridimensional de peças. Já há 20 anos no mercado, a empresa conta com diversos serviços, todos com foco em precisão, confiabilidade e eficiência.

Hoje em dia, tem clientes dos mais diversos segmentos da indústria, incluindo o de açúcar e álcool, papel e celulose, manufatura industrial, naval, químico, de energia eólica, automobilístico e outros. Alguns dos serviços oferecidos são:

  • medição tridimensional e GD&T;
  • engenharia reversa (digitalização e modelação tridimensional);
  • alinhamento a laser de eixos rotativos dos equipamentos de grande porte;
  • nivelamento a laser de estruturas e componentes;
  • instalação precisa de máquinas industriais;
  • alinhamento e nivelamento de precisão.

O que é a medição tridimensional?

Ainda existem empresas onde o controle de qualidade é feito da maneira convencional, por meio de instrumentos analógicos, como paquímetros e micrômetros, e que fazem o trabalho de inspeção em apenas uma dimensão, ou seja, considerando somente cotas convencionais, como por exemplo distâncias lineares e diâmetros.

Por outro lado, a medição tridimensional considera um controle volumétrico, que engloba a altura, a largura e o comprimento. Dessa forma, o processo é sempre feito avaliando as três coordenadas cartesianas X, Y e Z (ou três dimensões). Nesse novo modelo, avaliam-se também outros critérios, como:

  • erro de posição – posição de furo, concentricidade, coaxialidade;
  • erro de orientação – perpendicularidade, paralelismo, inclinação de faces;
  • desvio de forma – planeza, circularidade, retitude e cilindricidade;
  • batimento de entidades geométricas;
  • controle volumétrico;
  • além das cotas convencionais como distâncias, ângulos, diâmetros, entre outras.

Como a metodologia de medição tridimensional tem como foco a montagem final das peças, o índice de refugo e não conformidades é muito menor, já que possuí um campo de tolerância maior. Muitas vezes uma peça reprovada pelo método convencional, pode ser aprovada pela metodologia de medição tridimensional e toleranciamento geométrico (GD&T).

Contudo, vale destacar que esse trabalho com a medição tridimensional demanda equipamentos, softwares e conhecimentos específicos.

Como funciona a medição tridimensional?

A alta performance do serviço de medição tridimensional, em conjunto com o monitoramento e a avaliação dos resultados, melhora significativamente o processo de produção de componentes e equipamentos, o que gera um rápido retorno do investimento para o cliente, pois reduz significativamente a quantidade de refugo e retrabalho.

A primeira condição para aplicar o conceito é contar com equipamentos de medição tridimensional. Também é necessário lançar mão de softwares mais específicos para as operações.

Para compreender melhor, podemos dividir em quatro etapas o serviço de medição tridimensional:

  • O planejamento das atividades

Antes de dar início às atividades, é preciso analisar a documentação e os dados existentes referentes ao produto ou equipamento, como: projeto, desenho técnico, tolerâncias, funcionalidade, como foi produzido, os materiais e os métodos de fabricação usados, o lugar de montagem, o equipamento a ser montado, os projetos similares. Após a análise detalhada, é preciso elaborar um plano de medição com todas as etapas necessárias para obter as cotas de acordo com o projeto.

  • A execução da medição 3D dos pontos

Essa etapa consiste na execução do plano de medição, ou seja, na captura de pontos sobre a superfície do objeto. Esses dados criaram uma nuvem de pontos e entidades geométricas onde terão, cada elemento, suas próprias coordenadas XYZ.

  • As análises dos desvios e resultados técnicos

Essa é a fase em que se comparam os dados obtidos em campo com o projeto, desenho técnicos e tolerâncias. Com esse procedimento, é possível analisar se os desvios identificados estão dentro ou fora do nível de tolerância.

  • Validação dos resultados

Todos os resultados são formatados em um relatório técnico formatado especialmente para o cliente. Os resultados e desvios são discutidos e validados em conjunto com o cliente. Assim, é possível identificar as causas raízes e potenciais problemas na linha de produção corrigi-los a tempo.

Entenda os benefícios dessa prática...

A metodologia da medição tridimensional é mais completa e inovadora, visto que é mais tecnológica que o método convencional e traz importantes benefícios, como aumento da exatidão, economia de tempo, repetibilidade dos resultados e facilidade de operação, especialmente quando se aplica em conjunto com softwares específicos e a metodologia GD&T.

Como consequência, esse processo se torna mais preciso e confiável, uma vez que elimina uma série de fontes de incertezas.

Em resumo, o operador utiliza o equipamento para medir alguns pontos na peça e o software, utilizado nessa rotina, é responsável por fazer todo o cálculo matemático necessário, fornecendo um resultado mais confiável (as chances de ocorrerem erros são infinitamente menores que quando se realiza o trabalho baseado completamente em intervenção humana).

Também podemos citar como benefício a rapidez e a padronização que a medição tridimensional confere aos processos, tornando-os ainda mais eficientes. A produtividade, nesse caso, pode ser de quatro a cinco vezes maior que o modelo convencional.

Equipamentos que utilizamos

Para garantir precisão nos resultados técnicos dos nossos serviços utilizamos os equipamentos e softwares mais precisos e inovadores do mercado, entre eles estão:

  • Laser Tracker Leica AT401
  • Laser Tracker API OT2 e VProbe
  • Braço de Medição Tridimensional Faro EDGE
  • Scanner Faro HDV6
  • Software Polyworks

Concluindo

A medição tridimensional pode contribuir para melhorar os resultados da sua gestão industrial e da eficiência produtiva, já que aumenta a exatidão do processo de controle de qualidade, com um risco de erros drasticamente menor do que quando se realiza o processo pelo método convencional. Portanto, os principais diferenciais que podemos listar são:

  • maior precisão, repetibilidade e confiabilidade no processo de controle de qualidade;
  • maior eficiência na etapa de medição;
  • menor tempo de fabricação – lead time;
  • menor índice de refugos e não conformidades.

Se interessou por essa tecnologia? Aproveite para contatar a empresa e obter mais detalhes sobre o assunto, nossa metodologia e equipamentos!

Medição tridimensional de componente eólico (Software Poliworks)
Medição tridimensional de componente eólico (Software Poliworks)

Este nosso serviço pode ajudar sua empresa? Solicite um orçamento!Fale conosco